As futuras mamães gaúchas em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza acabam de ganhar um novo benefício, que promete ser de grande ajuda: o programa Mãe Gaúcha.

Promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Mãe Gaúcha distribuirá kits de enxoval para os bebês das gestantes em 403 cidades do estado. Ao todo a iniciativa espera atingir mais de 24 mil mulheres em todo o estado.

Itens do kit Enxoval

Neste kit enxoval estará incluído itens essenciais para os primeiros meses de vida do bebê, como cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.

Locais de distribuição

Serão 9 cidades-polo onde os kits serão distribuídos: Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Frederico Westphalen, Santo Ângelo e Uruguaiana. A ideia é após a estruturação, distribuir os kits nas secretarias municipais de Assistência Social dos municípios beneficiados.

Quem tem direito ao Kit Enxoval do Mãe Gaúcha:

  • Gestantes a partir da 28ª semana de gravidez;
  • Inscritas no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Beneficiárias do Bolsa Família ou gestantes que aguardam o deferimento da inscrição no programa;
  • A gestante deverá estar com o pré-natal em dia.

O Governo do Estado pretende iniciar a distribuição de kits já neste mês de março. Para mais informações e inscrições, você deve acessar o site da SEDES e se manter atualizado sobre o Programa Mãe Gaúcha.