O Pix foi uma verdadeira revolução no sistema financeiro brasileiro. Com ele, podemos fazer transações com rapidez, segurança e agilidade. Contudo, nem tudo são flores. Infelizmente o Pix também é alvo de diversas modalidades de golpe.

Algumas instituições financeiras, como o Nubank, traz a possibilidade de fazer Pix com desconto no cartão de crédito, uma verdadeira mão na roda na hora do aperto. Mas está modalidade de Pix também chamou a atenção dos criminosos.

Há diversos relatos no fórum "Comunidade Nubank" de clientes do roxinho que foram vítimas do golpe do Pix no crédito. Há alguns fatores em comum entre os golpes que sofreram que valem a pena serem ressaltados aqui, para fins de conhecimento e prevenção.

Como se prevenir do golpe do Pix no crédito?

  • Fique atento a ligações de números desconhecidos: O Nubank não tem o costume de ligar para seus clientes. Se você receber uma chamada de alguém, geralmente ligando de um número de celular comum e desconhecido, se identificando como funcionário do Nubank, desconfie.
  • Desconfie de solicitações de urgência: É comum em casos de golpe a conversa tomar um rumo de urgência, afinal, o golpista quer te pressionar para realizar uma transferência rapidamente. Isso acontece porque ele não quer que você pense muito, nem mesmo que verifique as informações.
  • Nunca realize transferências via Pix sob pressão: O Nubank não solicita pagamentos via Pix para seus clientes. Caso você receba uma chamada em que o atendente solicite o pagamento via Pix, desconfie. Desligue o telefone e retorne para a central de atendimento do banco.

Caí no golpe do Pix no crédito, o que fazer agora?

Se você infelizmente caiu no golpe e fez o Pix para o golpista, saiba que existe um recurso para tentar recuperar seu dinheiro. Estamos falando do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O MED é um mecanismo desenvolvido pelo Banco Central para resgate de Pix fraudulentos. É necessário agir rápido, pois o MED identificará o golpe e logo em seguida vai bloquear os recursos na conta receptora do seu Pix, a fim de ressarcir os valores.

Como acionar o MED?

  1. Registre um Boletim de Ocorrência (BO): Faça isso o mais breve possível, e de preferência em uma delegacia presencial. Contudo, tenha em mente que o prazo é de até 80 dias após a transferência.
  2. Contate o Nubank: Com o BO em mãos, ligue para a Central de Atendimento do Nubank (4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 591 2117 para demais localidades) ou acesse o aplicativo para solicitar o MED.

Como funciona o MED

  • Registro do pedido de devolução: Após registrar ocorrência na polícia, a vítima registra o pedido na instituição financeira.
  • Avaliação do caso: O Nubank analisa a solicitação e, se confirmada a fraude, bloqueia os recursos na conta do recebedor.
  • Análise e devolução: O caso é analisado em até 7 dias. Se confirmada a fraude, o valor é devolvido integral ou parcialmente à vítima em até 96 horas (dependendo do saldo do recebedor).

Prazos para contestação no MED

  • Pagador: 80 dias para registrar a contestação da transação.
  • Recebedor: 30 dias após o bloqueio dos recursos para contestar o pedido de devolução.

Por fim, cabe ressaltar que o MED não é uma garantia de que você terá seu dinheiro de volta.

Por isso salientamos que em caso de golpe, você deve agir o mais rápido possível, para impedir que o receptor saque o dinheiro ou que encerre a conta, dificultando ainda mais a devolução. Contudo, o MED oferece uma chance de recuperar o dinheiro perdido.