Apesar de parecer assustador para a pessoa que precisa do benefício, o erro "Conta não localizada" do Caixa Tem não significa que há algo de errado com o seu dinheiro. Aliás, é mais comum do que você imagina. Milhares de usuários já passaram por isso.
Abaixo daremos algumas sugestões que podem solucionar o seu problema.
Qual a causa do erro "Conta não localizada" do Caixa Tem?
Um dos principais motivos deste erro, segundo a Caixa, é o pico de acesso. Isso quer dizer que muitas pessoas estão acessando suas contas ao mesmo tempo no app, e o servidor não dá conta de tantos acessos.
Para além disso, a Caixa informa que o erro também pode acontecer quando o aplicativo não está atualizado, quando a conexão com a internet é "fraca" ou seu smartphone está sem conexão, ou ainda quando os dados do aplicativo foram corrompidos.
Abaixo, vamos explicar como resolver cada um desses problemas.
Como resolver o erro de conta não localizada no Caixa Tem?
Siga a ordem das soluções, pois começaremos com as mais simples e só depois iremos para as soluções mais complexas:
1. Verifique sua conexão com a Internet
Independente se você usa Wi-Fi ou dados móveis, confira se seu smartphone está conectado a internet. Para isso, teste abrir uma página no nvegador para verificar se tudo funciona corretamente.
Você também pode desativar e ativar o modo avião do seu celular, para reiniciar a conexão com a internet.
2. Atualize o Caixa Tem
Abra a loja de aplicativos do seu smartphone, que é a Google Play Store para Android ou a App Store para iPhone, e pesquise por "Caixa Tem".
Se houver uma atualização disponível, clique em "Atualizar", aguarde, e depois abra o app novamente.
3. Limpe o cachê e os dados do aplicativo
Atenção: Limpar o cache e os dados do aplicativo pode apagar a senha e usuários salvos. Você terá que reinserir essas informações para logar novamente.
Como limpar o cachê do Caixa Tem no Android
-
- Abra as Configurações do seu celular.
- Toque em "Aplicativos" ou "Gerenciar aplicativos".
- Procure por "Caixa Tem" e toque nele.
- Toque em "Armazenamento".
- Toque em "Limpar cache" e depois em "Limpar dados".
- Após limpar o cachê do Caixa Tem, reinicie seu celular (desligue-o e ligue novamente) e abra novamente o Caixa Tem. Confira se funciona.
Como limpar o cachê do Caixa Tem no iPhone
-
- Abra os Ajustes do seu iPhone.
- Toque em "Geral".
- Toque em "Armazenamento do iPhone".
- Procure por "Caixa Tem" e toque nele.
- Toque em "Desinstalar App".
- Reinstale o aplicativo Caixa Tem na App Store (clique neste link).
- Após deletar e baixar novamente o Caixa Tem no seu iPhone, reinicie seu celular e abra o Caixa Tem. Faça login novamente e veja se funciona.
4. Tente acessar o aplicativo em outro horário
Como falamos anteriormente, a Caixa alega que o erro "Conta Não Localizada" pode ocorrer devido a grande quantidade de acessos simultâneos no aplicativo. Por isso, você deve tentar acessar sua conta novamente em horários alternativos.
Ademais, evite os horários de pico, como horário comercial, e dias como início do mês ou após o pagamento de benefícios. Tente acessar o Caixa Tem em horários com menos usuários online, como durante a madrugada.
5. Entre em contato com a Caixa Econômica Federal
Se nenhuma das dicas anteriores resolveram o seu problema, é possível que sua conta esteja com algum problema cadastral. Por isso, recomenda-se que você entre em contato com a Caixa Econômica Federal:
Central de Atendimento:
- Alô CAIXA (Capitais e Regiões Metropolitanas): 4004-0104
- Alô CAIXA (Demais Regiões): 0800 104 0104
- Atendimento CAIXA Cidadão: 0800 726 0207
- SAC: 0800 726 0101
- Ouvidoria: 0800 725 7474
O que é o Caixa Tem?
O Caixa Tem foi lançado em 6 de abril de 2020, durante a pandemia do COVID-19. Inicialmente, o objetivo era facilitar o pagamento do Auxílio Emergencial para quem não tinha conta bancária, os chamados "desbancarizados".
Contudo, o aplicativo se tornou um sucesso, com milhares de downloads. Desde 2021 a Caixa oferece diversos serviços bancários por meio do Caixa Tem, até mesmo para quem não tem conta no banco. Em 2023, a Caixa anunciou que foram abertas mais de 100 milhões de contas no Caixa Tem.
Com o Caixa Tem, você pode:
- Consultar o saldo e extrato de sua conta corrente e poupança, FGTS, Abono Salarial, auxílios e benefícios sociais
- Realizar pagamentos de contas de consumo (luz, água, telefone, etc.), boletos, transferências para outros bancos e Pix
- Recarregar celular pré-pago e planos controle
- Fazer compras no débito online e QR Code
- Contratar serviços bancários como empréstimos, cartões de crédito, seguros e até fazer investimentos
Como resolver o erro de conta não localizada no Caixa Tem?
1. Verifique sua conexão com a Internet 2. Atualize o Caixa Tem 3. Limpe o cachê e os dados do aplicativo 4. Tente acessar o aplicativo em outro horário 5. Entre em contato com a Caixa Econômica Federal
Siga o Auxílios e Benefícios no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.