Apesar de parecer assustador para a pessoa que precisa do benefício, o erro "Conta não localizada" do Caixa Tem não significa que há algo de errado com o seu dinheiro. Aliás, é mais comum do que você imagina. Milhares de usuários já passaram por isso.

Abaixo daremos algumas sugestões que podem solucionar o seu problema.

Qual a causa do erro "Conta não localizada" do Caixa Tem?

Um dos principais motivos deste erro, segundo a Caixa, é o pico de acesso. Isso quer dizer que muitas pessoas estão acessando suas contas ao mesmo tempo no app, e o servidor não dá conta de tantos acessos.

Para além disso, a Caixa informa que o erro também pode acontecer quando o aplicativo não está atualizado, quando a conexão com a internet é "fraca" ou seu smartphone está sem conexão, ou ainda quando os dados do aplicativo foram corrompidos.

Abaixo, vamos explicar como resolver cada um desses problemas.

Como resolver o erro de conta não localizada no Caixa Tem?

Siga a ordem das soluções, pois começaremos com as mais simples e só depois iremos para as soluções mais complexas:

1. Verifique sua conexão com a Internet

Independente se você usa Wi-Fi ou dados móveis, confira se seu smartphone está conectado a internet. Para isso, teste abrir uma página no nvegador para verificar se tudo funciona corretamente.

Você também pode desativar e ativar o modo avião do seu celular, para reiniciar a conexão com a internet.

2. Atualize o Caixa Tem

Abra a loja de aplicativos do seu smartphone, que é a Google Play Store para Android ou a App Store para iPhone, e pesquise por "Caixa Tem".

Se houver uma atualização disponível, clique em "Atualizar", aguarde, e depois abra o app novamente.

3. Limpe o cachê e os dados do aplicativo

Atenção: Limpar o cache e os dados do aplicativo pode apagar a senha e usuários salvos. Você terá que reinserir essas informações para logar novamente.

Como limpar o cachê do Caixa Tem no Android

    1. Abra as Configurações do seu celular.
    2. Toque em "Aplicativos" ou "Gerenciar aplicativos".
    3. Procure por "Caixa Tem" e toque nele.
    4. Toque em "Armazenamento".
    5. Toque em "Limpar cache" e depois em "Limpar dados".
    6. Após limpar o cachê do Caixa Tem, reinicie seu celular (desligue-o e ligue novamente) e abra novamente o Caixa Tem. Confira se funciona.

Como limpar o cachê do Caixa Tem no iPhone

    • Abra os Ajustes do seu iPhone.
    • Toque em "Geral".
    • Toque em "Armazenamento do iPhone".
    • Procure por "Caixa Tem" e toque nele.
    • Toque em "Desinstalar App".
    • Reinstale o aplicativo Caixa Tem na App Store (clique neste link).
    • Após deletar e baixar novamente o Caixa Tem no seu iPhone, reinicie seu celular e abra o Caixa Tem. Faça login novamente e veja se funciona.

4. Tente acessar o aplicativo em outro horário

Como falamos anteriormente, a Caixa alega que o erro "Conta Não Localizada" pode ocorrer devido a grande quantidade de acessos simultâneos no aplicativo. Por isso, você deve tentar acessar sua conta novamente em horários alternativos.

Ademais, evite os horários de pico, como horário comercial, e dias como início do mês ou após o pagamento de benefícios. Tente acessar o Caixa Tem em horários com menos usuários online, como durante a madrugada.

5. Entre em contato com a Caixa Econômica Federal

Se nenhuma das dicas anteriores resolveram o seu problema, é possível que sua conta esteja com algum problema cadastral. Por isso, recomenda-se que você entre em contato com a Caixa Econômica Federal:

Central de Atendimento:

  • Alô CAIXA (Capitais e Regiões Metropolitanas): 4004-0104
  • Alô CAIXA (Demais Regiões): 0800 104 0104
  • Atendimento CAIXA Cidadão: 0800 726 0207
  • SAC: 0800 726 0101
  • Ouvidoria: 0800 725 7474

O que é o Caixa Tem?

O Caixa Tem foi lançado em 6 de abril de 2020, durante a pandemia do COVID-19. Inicialmente, o objetivo era facilitar o pagamento do Auxílio Emergencial para quem não tinha conta bancária, os chamados "desbancarizados".

Contudo, o aplicativo se tornou um sucesso, com milhares de downloads. Desde 2021 a Caixa oferece diversos serviços bancários por meio do Caixa Tem, até mesmo para quem não tem conta no banco. Em 2023, a Caixa anunciou que foram abertas mais de 100 milhões de contas no Caixa Tem.

Com o Caixa Tem, você pode:

  • Consultar o saldo e extrato de sua conta corrente e poupança, FGTS, Abono Salarial, auxílios e benefícios sociais
  • Realizar pagamentos de contas de consumo (luz, água, telefone, etc.), boletos, transferências para outros bancos e Pix
  • Recarregar celular pré-pago e planos controle
  • Fazer compras no débito online e QR Code
  • Contratar serviços bancários como empréstimos, cartões de crédito, seguros e até fazer investimentos