O desemprego não é fácil para ninguém e os benefícios do governo são importantes para ajudar essa fase do trabalhador. O seguro-desemprego é o programa mais conhecido e dá uma assistência temporária.
Mas existem outros tipos de benefícios que o cidadão pode ter acesso durante uma temporada sem carteira assinada. No estado de São Paulo, por exemplo, existe um programa chamado de "Bolsa Trabalho" que beneficia jovens sem emprego.
Nesta matéria, confira como funciona o Programa Bolsa Trabalho e como se inscrever para participar!
Como funciona o Bolsa Trabalho?
O Bolsa Trabalho é um benefício criado no Estado de São Paulo que passou a integrar o Programa Bolsa do Povo, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, criados para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o governo, os beneficiários precisam prestar serviços nos órgãos públicos, conforme direcionamento municipal, realizam um curso de qualificação profissional e recebem mensalmente a bolsa-auxílio de R$ 540,00 durante os cinco meses de programa, totalizando então um valor de R$ 2.700.
O pagamento é via Cartão Bolsa do Povo, emitido para recebimento de todos os programas, sendo um único cartão para todos os benefícios desse programa paulista.
Quem pode participar do Bolsa Trabalho?
Podem participar do Bolsa Trabalho pessoas desempregadas há pelo menos um ano que não estejam recebendo o seguro-desemprego. Confira abaixo os demais requisitos:
- Renda per capita de até meio salário-mínimo;
- Residente do Estado de São Paulo há no mínimo dois anos;
- Apenas um beneficiário por núcleo familiar.
Como se inscrever no Bolsa Trabalho?
As inscrições são gratuitas e online pelo portal Bolsa do Povo (clique aqui!), sendo necessário ter cadastro na plataforma GOV.BR.
O cadastro no portal gov.br é rápido e pode ser usado para outros serviços do governo (federal, estadual e municipal) - acesse aqui!
Como acompanhar a convocação?
Depois de se inscrever pelo site, é preciso acompanhar a convocação por meio dos canais usados pela gestão do programa.
De início, ocorre a convocação dos selecionados do Bolsa Trabalho pelo Diário Oficial do Estado, que informa o local e as datas de comparecimento para entrega dos documentos para assinar o programa.
Também é enviado um e-mail e SMS aos contatos informados na inscrição, bem como os municípios podem entrar em contato com o(a) beneficiário(a) por telefone.
Siga o Auxílios e Benefícios no G o o g l e News e receba alertas e as principais notícias.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.